loader-logo

Guia dos Sinais de Prontidão

  • Home
  • Guia dos Sinais de Prontidão

Seu bebê está pronto para a introdução alimentar?

As recomendações indicam começar a introdução alimentar do bebê a partir dos 6 meses de vida. Essas são as recomendações da Organização Mundial de Saúde e também as do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O que não significa, necessariamente, que o bebê estará completamente pronto para iniciar sua jornada com os alimentos. No início, essa introdução alimentar também pode ser chamada de “alimentação complementar”, justamente porque o leite ainda tem um papel fundamental.

Há a idade recomendada para o início da introdução alimentar – a partir dos 6 meses – mas há também alguns sinais relativos ao desenvolvimento, que o bebê começa a apresentar por volta dos 6 meses de vida. São os chamados sinais de prontidão.

Guia dos Sinais de Prontidão

Os três sinais de prontidão para a introdução alimentar são:
– Sentar-se sozinho, com o mínimo de apoio;
– Ter uma boa coordenação entre os olhos e as mãos;
– Perda do reflexo de protusão da língua.

Cada bebê é único e alguns pode apresentar todos esses sinais mesmo antes dos 6 meses. Outros, podem apresentar todos depois ou ainda ter diferentes sinais, em diferentes momentos. E tudo bem!

O importante é ter atenção ao seu bebê e conseguir distinguir quais sinais ele já apresenta e como está evoluindo.

Aqui no e-book detalho mais sobre cada um desses sinais e apresento ainda um 4º sinal de prontidão. Apresento também verificações fáceis para você fazer com o seu bebê e avaliar cada um desses três sinais.

Falo ainda sobre duas situações comuns na vida do bebê, mas que não são sinais de prontidão para a introdução alimentar.

Vem dar uma olhadinha!
capa guia sinais prontidao

Faça o download do meu Guia gratuito com três verificações fáceis que você pode fazer para ver se ele está pronto… e aprenda ainda um quarto sinal de prontidão!

Olá, sou a Daniela

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição materno infantil, mestre e doutora em Alimentos pela Unicamp.

Ajudo as famílias a proporcionarem uma alimentação mais saudável a seus filhos, desde a gestação até a idade adulta.

Introdução alimentar para bebês;

Obesidade infantil;

Dificuldades alimentares;

Alimentação da gestante e da lactante;

Aleitamento materno.

 

foto daniela pane