Introdução Alimentar e seus aprendizados
O ato de comer envolve diferentes habilidades, sendo que o bebê irá desenvolvê-las conforme for crescendo.
O início da alimentação complementar (também chamada de introdução alimentar) marca o primeiro encontro do bebê com os alimentos. A Organização Mundial de Saúde recomenda que essa introdução alimentar ocorra por volta dos 6 meses de vida, pois é nessa época que o bebê está mais preparado para isso.
Para esse início da alimentação complementar, devemos sempre considerar o desenvolvimento do bebê, que é contínuo desde o seu nascimento.
Ao nascer, o bebê saudável apresenta dois principais reflexos de sobreviência relacionados à nutrição:
· o reflexo de procura (necessário para encontrar o seio materno para abocanhá-lo e começar a mamar);
· o reflexo de sucção (que permite extrair o leite do seio materno para se alimentar).
Com o passar do tempo, o bebê irá começar a adquirir, a partir desses reflexos, o controle voluntário da musculatura e assim irá assimilar novos movimentos, incluindo os relacionados à alimentação.
No método tradicional de introdução alimentar, o bebê é auxiliado o tempo todo – é o adulto quem escolhe o que o bebê vai comer, a quantidade, e coloca os alimentos (na forma de papas ou
purês) na boquinha do bebê. Dessa forma, o bebê acaba por ter um papel mais passivo na condução da introdução alimentar.
Ao contrário do método tradicional, o BLW, na sua forma mais pura, não inclui quaisquer talheres ou o fato do bebê se alimentar através de um adulto. Ao invés disso, o bebê é incentivado a se alimentar com os mesmos alimentos que a família está habituada a consumir, desde o início de sua alimentação complementar.
Os alimentos são apresentados ao bebê em toda a sua forma, e ele auto-seleciona, agarra, traz para a boca e come por sua pópria vontade. E para isso, devemos considerar os sinais de desenvolvimento (ou sinais de prontidão) do bebê.
De uma forma geral, os bebês que tem a oportunidade de se alimentarem de forma mais independente irão desenvolver essas habilidades mais rapidamente quando comparados aos bebês que são auxiliados em todo o processo. Essa tem sido a principal vantagem descrita em relação ao método BLW de introdução alimentar.
E como costuma ocorrer o desenvolvimento do bebê em relação à alimentação?
As habilidades relacionadas à alimentação tendem a aparecer no bebê de forma natural, com o passar do tempo, na seguinte ordem:
1. Abocanhar o seio materno;
2. Estender a mão para tentar pegar objetos interessantes;
3. Agarrar objetos e levá-los à boca;
4. Explorar objetos com o lábio e a língua;
5. Morder um alimento;
6. Mastigar;
7. Engolir;
8. Capturar objetos pequenos utilizando o movimento de pinça (entre o dedo indicador e o polegar).
Então, do nascimento até a primeira comidinha do bebê, será uma jornada e tanto! Um período de exploração sensorial, intenso aprendizado e aquisição de novas habilidades, até que seja possível fazer uma refeição completa.
Por que isso é importante?
Porque a forma como a alimentação complementar é conduzida pode afetar a longo prazo o ganho de peso e as atitudes alimentares do bebê.
Então, é importante que as refeições sejam feitas em ambiente calmo, que envolvam paciência e respeito aos sinais de desenvolvimento.
O controle por parte dos pais, a restrição da dieta e a pressão para comer tem mostrado que o bebê diminui sua capacidade de regular a ingestão de alimentos de acordo com o seu apetite (autorregulação). Já a restrição do consumo de alimentos pode conduzir a um efeito contrário, aumentando o consumo quando o acesso a esses alimentos é finalmente permitido.
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Bibliografia:
Rapley, G.; Murkett, T. Baby-led weaning: helping your baby love good food. London:Vermillion, 2008.
RAPLEY, G. Baby-led weaning: transitioning to solid foods at the baby’s own pace. Community Pract 2011; 84: 20–23.