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Combinações Inteligentes para melhorar a absorção de nutrientes

August 28, 2016

Na última postagem trouxemos novidades sobre o Baby Led Weaning. Uma pesquisa multidisciplinar que reuniu pediatras e nutricionistas da Nova Zelândia, Reino Unido e Canadá apontou saídas para questões que vinham preocupando especialistas: uma revisão do BLW, chamada de BLISS trás soluções para o aporte de ferro, e portanto combate à anemia, além de diminuir o risco de engasgos e garantir boa oferta de alimentos energéticos, fundamentais para o crescimento do bebê.

 

BLISS: a evolução do BLW

 

A fase de introdução alimentar é um momento muito importante para o bebê, em vários pontos de seu desenvolvimento. Tanto no âmbito social, com a comida como meio de comunhão com a família e sua rotina, quanto nos múltiplos aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional e sem dúvida nenhuma no que diz respeito à sua saúde.

 

Há sempre uma preocupação no que diz respeito às boas escolhas, melhores comidas, garantia de nutrientes. Muitas famílias sentem-se perdidas nesse momento, em meio a tantas demandas vindas dos palpites, das recomendações profissionais, do que leram naquela revista de maternidade. De modo que às vezes a preocupação fica maior que o prazer em acompanhar o bebê nessa nova jornada.

 

Pensando em simplificar as coisas, mas sem perder de vista a importância de uma alimentação equilibrada, em minha experiência de atendimento para mães, pais e bebês, costumo sempre sugerir o conceito de combinações inteligentes.

 

São alimentos que combinados melhoram a absorção de nutrientes. Hoje eu trouxe dois grupos, que se relacionam especialmente com a absorção de Ferro (e adeus preocupação com anemia) e absorção de Cálcio (igualmente essencial para o desenvolvimento sadio do bebê em crescimento).

 

 

Cálcio + Vitamina D

 

Algumas Boas Fontes de Cálcio: Abobrinha, Agrião, Amêndoa, Badejo, Beterraba, Brócoli, Coalhada, Corvina, Couve, Espinafre, Feijão Branco, Gema de Ovo, Iogurte, Leite, Marisco, Merluza, Rabanete, Requeijão, Ricota, Quiabo, Salmão, Sardinha, Sementes de Girassol, Tofu.

 

Algumas boas fontes de Vitamina D: Atum, Cação, Folhas Verdes, Gema de Ovo, Sardinha

 

Sol, sol, sol: 15 minutos de exposição diária ao sol, sem protetor solar, são suficientes para melhorar a síntese da Vitamina D.

 

 

Ferro + Vitamina C

 

Algumas Boas Fontes de Ferro: Açaí, Açúcar Mascavo, Agrião, Ameixa Seca, Amêndoas, Aveia, Banana-Passa, Beterraba, Brócolis, Carne, Damasco, Ervilha, Espinafre, Melado de Cana, Feijões, Fígado, Gema de Ovo, Inhame, Jiló, Lentilha, Maçã, Marisco, Morango, Nozes, Pão Integral, Rapadura, Repolho, Sardinha, Semente de Abóbora, Semente de Gergilim, Semente de Girassol, Uva-Passa, Tâmara.

Algumas boas fontes de Vitamina C: Abacaxi, Acerola, Agrião, Brócolis, Caju, Couve, Escarola, Espinafre, Goiaba, Kiwi, Laranja, Limão, Manga, Melão, Morango, Pimentão, Repolho, Tomate.

 

 

Agora é usar e abusar da criatividade nas receitas e combinar alimentos direitinho!

 

 

Lembrando que a próxima edição da Oficina Bebê Gourmet acontece no dia 10/09. Nesse encontro, trazemos além dos conceitos de otimização do valor nutricional dos alimentos, uma abordagem prática para as receitas do cotidiano além dos aspectos comportamentais envolvidos na introdução alimentar!

 

Inscreva-se!

 

 

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