Atendimento personalizado e exclusivo

Nutricionista

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

© 2019 por Daniela Pane. 

 

Blog

Arroz branco ou integral?

October 26, 2016

Alimento integral é aquele que (mesmo depois de ser industrializado) mantem as suas características e a totalidade dos seus nutrientes essenciais, como quando é colhido na natureza.

Isso significa que a industrialização não retirou partes significativas, como, por exemplo, o germén do grão de arroz ou de trigo.

 

Partindo deste conceito, espera-se que seja consenso a recomendação da substituição do arroz branco pelo integral, certo? Bem... nem sempre!

 

O arroz polido é resultado de um processamento físico e químico que remove a casca e o gérmen por completo, restando somente amido (endosperma do grão). Essas partes retiradas (casca e gérmen), concentram mais de 50% dos nutrientes do arroz, incluindo óleos essenciais, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco e outros minerais, além de grande quantidade de fibras insolúveis, essenciais para o bom funcionamento intestinal.

 

Porém, existem outras substâncias presentes nos grãos integrais que se tornaram famosas e polêmicas entre nutricionistas e jornalistas que escrevem sobre alimentação.

 

O fitato (ou ácido fítico) é a forma que as plantas utilizam para armazenar o fósforo em suas células. Devido à sua configuração química, é um potente antioxidante, sendo um elemento protetor na prevenção do câncer, redução de cálculos biliares e doenças cardiovasculares. Por outro lado, quando presente em grandes quantidades o fitato pode se apresentar como um fator anti-nutricional, ou seja, ele reduz a disponibilidade de vitaminas e minerais durante a absorção.

 

E é por esse motivo que tanto tem se debatido qual das duas versões seria a melhor a ser utilizada.

 

Então.... o arroz integral deve ser evitado?

A resposta é não!

 

Apesar de em excesso, atrapalhar a absorção de alguns nutrientes, o fitato é inativado durante o cozimento e, se consumido em quantidades adequadas e dentro de uma dieta balanceada, não apresenta risco de causar deficiência de nutrientes!

 

Mais uma vez, a palavra é EQUILÍBRIO! 

 

Os grãos integrais são muito mais nutritivos que os processados, além de serem deliciosos. E o arroz integral não foge à regra.

 

Basta compor uma dieta variada com todos os tipos de alimentos e quanto mais naturais, melhor.

 

 

 

Please reload

Mais Lidos

Arroz branco ou integral?

October 26, 2016

1/8
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
Arquivo do blog
Please reload

Me acompanhe